Lesão de Reabsorção Odontoclástica Felina (LROF)

VOCÊ CONHECE ESTA DOENÇA?
Infelizmente mais da metade da população de gatos no mundo sofre com ela.

lesão de reabsorção odontoclastica felina odontologia veterinária clínica curitibalesão de reabsorção odontoclástica felina radiográfica clínica odontologia veterinária curitiba

A Lesão Dental Tipicamente Felina, ou LROF, tem causa desconhecida e aspecto semelhante à cárie. Destrói o dente por desmineralização e inflamação e, ao atingir a parte viva do dente (polpa), causa muita dor.

Apesar de várias pesquisas realizadas, a etiopatogenia da LROF ainda é desconhecida. Várias hipóteses foram levantadas como excesso de vitamina D, deficiência de cálcio na dieta, falta de higiene dental nos gatos domésticos, stress mastigatório, trauma oclusal ou agentes infecciosos como o Calicivirus Felino, o vírus da Imunodeficiência (FIV) e da leucemia Felina (FeLV).

O diagnóstico é definido através do exame clínico dental aliado à radiografia intra-oral.

• inflamação e/ou hiperplasia da gengiva;
  • fratura e perda dos dentes sem causa aparente;
  • alteração comportamental;
  • perda de peso;
  • salivação;
  • dificuldade para mastigar os alimentos (dor!);
  • diminuição ou falta de apetite;
  • os animais “correm” da comida (dor!).
  • Estudos recentes indicam que esta doença é mais freqüente do que se imagina.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Avaliação odontológica, acompanhamento radiográfico, restauração dentária e extração de dentes/raízes afetadas.

Vitor Hugo, depois do tratamento, engordou um quilo. Antes ele não comia, sentia muita dor.

Agora está muito brincalhão, ronrona feliz e é a alegria nosso do lar. Tudo isso graças ao tratamento recebido no Odontocão.

Obrigado, vocês são nota 10!

Lis Cosmala

Mesmo com sono (calor…) quero agradecer o tratamento carinhoso de vocês: Cris, Adriana, Tio Bernardo (valeu o cafuné), Tia Bel (pela força, atendimento que me deu, mesmo estando em SC) e, claro, principalmente, à Tia Pri pelo carinho, preocupação, atendimento VIP, pelos beijos… Amo vocês!!! Lambjos do Mimo!

Lelia Baumel

Minha pequena foi atendida super bem, teve que fazer uma cirurgia e Dra Priscila nos passou todas as orientações para que ela não sentisse tanto. Obrigada

Katia Moro Lamari

Parabéns à toda equipe do Odontocão, atendimento excelente!!!

Beck está super feliz e sem incômodo na boquinha, e mamãe super satisfeita!!!

Sheila Thays Botton

Adorei o atendimento que prestaram à Nina, minha gatinha. Clínica Nota 10!

Aline Rafaela Ruivo